Em agosto do ano passado, a Disney pegou a Netflix de surpresa ao anunciar que criaria seu próprio serviço de streaming, encerrando uma parceria para distribuição de conteúdo que já durava alguns anos. Agora a nova plataforma começa a ganhar forma para ser lançada no ano que vem.
Segundo a Variety, o novo serviço se chamará Disney Play, e a estratégia para conquistar o público, a princípio, é bem clara: preço baixo e apostar nas franquias consagradas comandadas pela empresa.
A Disney controla as produções da Marvel, da Pixar e ainda detém os direitos da marca Star Wars, o que será o grande diferencial da companhia. A aquisição da Fox também tende a rechear o catálogo com produções de alto calibre.
No entanto, a empresa ainda não imagina competir com a Netflix no volume de conteúdo, o que explica a necessidade de oferecer o serviço a um preço mais baixo. Nos EUA, o preço da Netflix varia entre US$ 8 e US$ 14; segundo a publicação, a meta do CEO da Disney Bob Iger é manter o custo do Disney Play abaixo disso.
A decisão da Disney de abandonar a Netflix em favor de um serviço próprio é reflexo de uma tendência no mercado de streaming. Empresas que sempre dominaram a produção audiovisual viram o setor tecnológico começar a pisar no seu território e ganhar protagonismo na indústria do entretenimento. Isso tem motivado a criação de plataformas próprias, que teoricamente seriam mais rentáveis do que apenas receber uma fração do lucro de outra empresa. Sabendo disso, a Netflix já tem apostado pesado em produções próprias, que ganham cada vez mais destaque no catálogo.