Um novo recurso desenvolvido para o Google Assistente vai permitir usar a Inteligência Artificial da gigante das buscas para traduzir uma conversa entre duas pessoas em tempo real. O “modo interpreter” foi anunciado durante a CES 2019 e é mais uma tentativa do Google de facilitar o dia-a-dia de quem não domina mais do que o próprio idioma.
O Google Tradutor é um serviço realmente funcional e, com o passar dos anos, se tornou extremamente preciso. Contudo, estamos falando de uma plataforma de tradução voltada para a web e que foi muito bem desenvolvida também para o uso em smartphones. Porém, quando se trata da entrada de dados via voz, o Google Tradutor ainda precisa de muito treinamento para ficar bom.
O mesmo acontece com o reconhecimento de voz pelo Assistente Inteligente da Google, quem usa o recurso no celular sabe que, muitas vezes, o software não entende o que foi dito e acaba confundindo mais do que ajudando.
Mesmo sabendo destas limitações, o Google lançou o modo intérprete para uso nos seus alto-falantes inteligentes. O funcionamento é bem simples. Ao dar o comando “Hey, Google, me ajude a falar alemão” ou “Hey, Google, seja meu intérprete de alemão”, o Assistente passará a traduzir a conversa.
Visto que já é possível configurar até dois idiomas para uso do Google Home, por exemplo, não é necessário informar qual será a segunda língua, basta apenas falar o que se deseja e o assistente irá reconhecer o segundo idioma de forma automática. Até o momento, o modo intérprete oferecerá suporte para 27 línguas, entre elas o português.
O pessoal do The Verge testou o recurso e, como era de se esperar, a experiência ainda é precária. Além de não conseguir entender algumas palavras, o assistente precisa de muito mais tempo para processar os dados do que precisaria um intérprete profissional humano. Mais do que isso, como só existem duas pessoas se comunicando com o auxílio de uma máquina, a situação é constrangedora.