O Google tentou durante anos criar um produto de TV atraente, e em 2013, seu objetivo foi alcançado com o Chromecast. O pequeno dispositivo funcionava como uma tela externa para o telefone, descartando a tentativa de ser um centro de mídia independente. Seis anos mais tarde, o protocolo Cast atinge milhares de falantes sem fio, TVs e outros dispositivos.
O Chromecast 2013 original foi bem-sucedido desde o início, embora o suporte nativo ao Casting tenha se limitado principalmente aos aplicativos do Google e à Netflix.
Em 2015, o a gigante das buscas lançou um novo modelo em formato de disco de hóquei, que incluía suporte para redes Wi-Fi 802.11ac e 5GHz. A empresa também lançou o Chromecast Audio ao mesmo tempo, transformando seus autofalantes existentes em dispositivos Cast. Em 2016, tivemos o Chromecast Ultra, compatível com resolução 4K, e outro upgrade chegou às lojas no ano passado.
Ao longo do caminho, também houve alguns insucessos, como o Chromecast Audio, que foi descontinuado no início de 2019.
Ainda assim, não é exagero afirmar que a série Chromecast é o empreendimento de hardware mais bem-sucedido do Google até o momento pela trajetória do device. O sistema operacional leve projetado para o Chromecasts passou a ser usado para os alto-falantes inteligentes do Google Home, bem como para o Nest Hub. O protocolo Chromecast, que já foi renomeado para “Cast”, agora pode ser encontrado em centenas de alto-falantes e TVs inteligentes em todo o mundo.