O Facebook está desenvolvendo seu próprio óculos de realidade aumentada. A informação veio de Ficus Kirkpatrick, diretor de desenvolvimento de câmeras para a rede social, durante uma entrevista para o site TechCrunch.
Segundo Kirkpatrick, ainda não há uma data para o lançamento, mas há uma equipe especialmente dedicada a este projeto, sendo que a plataforma espera anunciar o produto em breve. O produto pode ser a oportunidade do Facebook de possuir um dispositivo de computação próprio no qual sua rede social poderia funcionar sem ficar amarrada ao Android e iOS.
A notícia foi uma surpresa porque em abril de 2017, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg disse que desenvolver um óculos de RA estava nos planos da rede social, mas que seria algo a ser criado em longo prazo.
No entanto, ao que tudo indica, a concorrência fez a companhia acelerar o projeto. Startups de RA como a Magic Leap e Thalmic Labs estão começando a lançar seus primeiros headsets e óculos. A Microsoft é considerada líder graças ao seu produto HoloLens, enquanto que o Google Glass voltou à fase de desenvolvimento. E a Apple adquiriu empresas que desenvolvem hardware de RA como a Akonia Holographics e Vrvana para o desenvolvimento de seus próprios headsets.