Google afirma que não usa dados coletados pelo Gmail para direcionar anúncios

Google afirma que não usa dados coletados pelo Gmail para direcionar anúncios

Google afirma que não usa dados coletados pelo Gmail para direcionar anúncios

O Google responde a processo da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) que questiona a violação de termos de privacidade pela empresa. Em nota enviada, a companhia afirma que não utiliza dados escaneados em e-mails para direcionar anúncios.

“O Google prestará todos os esclarecimentos necessários às autoridades. Não usamos a informação disponível no Gmail para a personalização de anúncios e estamos seguros de que nossos produtos seguem a legislação brasileira”, afirmou o porta-voz da gigante das buscas no Brasil.

A decisão pelo início da investigação foi publicada na quarta-feira (6) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no Diário Oficial da União. Ainda em 2015, a empresa passou por uma denúncia similar feita pelo Ministério Público Federal do Piauì. O MPF dizia que o Google não tinha permissão para escanear emails . Na época, a companhia refutou acusação ao afirmar que existia sim uma permissão concedida pelos usuários.
Já, em 2017, o Google abandonou a prática de coleta de dados no Gmail para o direcionamento de propagandas. De acordo com o CEO, Sundar Pichai, a empresa utiliza robôs apenas para buscar palavras chaves em e-mails, de modo que consiga criar aletas e notificações personalizadas para seus usuários.

A acusação, se comprovada verdadeira, viola seções do Marco Civil da Internet e do Código de Defesa do Consumidos, o que resultaria em uma multa de até R$ 9,7 milhões.

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