Google está ‘queimando dinheiro’ para tentar dominar mercado da casa conectada

Google está ‘queimando dinheiro’ para tentar dominar mercado da casa conectada

Google está ‘queimando dinheiro’ para tentar dominar mercado da casa conectada

Quem acompanha o mercado de tecnologia já percebeu: o próximo campo de batalha entre as grandes empresas já foi determinado, com as gigantes tentando dominar a sua casa. Prova disso é que o Google está “queimando” dinheiro para fazer a família de acessórios conectados para a casa e se estabelecer como o principal nome desse setor, superando Amazon e Apple.

A informação vem do relatório trimestral da Alphabet, empresa-mãe do Google, que anunciou números estrondosos, como sempre, graças à potência do negócio de publicidade da empresa de buscas. No primeiro trimestre deste ano, o conglomerado faturou US$ 31,15 bilhões em receitas, com um lucro na casa dos US$ 9,4 bilhões; ambos os números são muito superiores ao que a companhia havia registrado no mesmo período do ano passado (US$24,75 bilhões e US$ 5,43 bilhões, respectivamente). Isso, claro, mostra que os negócios vão bem, em um âmbito geral.

O relatório, no entanto, detalha os resultados específicos da Nest, uma empresa que o Google adquiriu há alguns anos e que surgiu para o mundo com um termostato conectado, mas que hoje cria todos os tipos de dispositivos para a casa, o que inclui câmeras de segurança, sistemas de alarme e campainhas com vídeo. Com a reorganização da Alphabet, a Nest foi separada do Google, mas agora voltou ao seu lugar original, justamente para refletir o investimento da companhia em equipamentos domésticos conectados.

No entanto, a Nest tem gerado prejuízos; durante o ano passado inteiro, as receitas da empresa ficaram na casa de US$ 726 milhões, mas isso não a impediu de fechar o período com um prejuízo de US$ 621 milhões.

Isso mostra que o Google não tem medo de perder dinheiro em uma batalha que considera crucial para os próximos anos. As caixas de som da família Google Home são o ponto de partida de uma empreitada que visa colocar o Google Assistente em todo tipo de equipamento doméstico, permitindo a integração de dispositivos e a utilização da inteligência artificial para criar uma casa inteira conectada.

Hoje a liderança desse mercado pertence à Amazon, que parece ter enxergado primeiro a oportunidade de colocar a sua assistente Alexa em dispositivos de todos os tipos. Caberá ao Google investir pesado em inteligência artificial e marketing para conseguir desmontar essa vantagem.

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